Derfel Qui maio 28, 2009 6:07 pm
Galera,
Agora que temos warriors level 80 na guilda seria interessante animarmos este tópico.
Existem dois aspectos principais para um tank, que são:
- Damage mitigation
- Threat
Damage Mitigation
Podemos dizer que o Damage Mitigation se divide em dois grupos, que são Damage Reduction e Avoidance.
Quanto mais Mitigation você tiver, menos os healers vão precisar te curar. Deste modo os healers poderão economizar mana e manter o resto da sua Party vivos.
Podemos dizer que Mitigation é a primeira característica que um Tank deve procurar assim que atinge o level 80. Não faz sentido você ter o aggro de todos os mobs se não tiver uma boa mitigation e tomar uma quantidade de dano abusiva.
Damage Reduction
O siginificado do Damage Reduction é bem óvbio, ele reduz o dano que você recebe (Duh!). A forma mais básica de melhorar seu Damage Reduction é aumentar sua armor, onde a mesma reduz uma % específica de dano de acordo com a quantidade de armor que você tem.
O Defensive Stance do Warrior lhe dá um Damage Reduction de 10% (muito bom!). Por Exemplo: 60% de Redução da armor (EXEMPLO!) + 10% de Redução do Defensive Stance = 70% de redução de Dano.
Além disso você ainda pode apelar e usar o Shield Wall, q reduz o dano em 60% em 12 segundos. Mas neste caso aplica-se diferente, por exemplo:
60% de Redução da armor (EXEMPLO!) + 10% de Redução do Defensive Stance = 70% de redução de dano. Então você receberá X de dano, onde neste X de dano, você receberá somenete 40% dele (Apelation!).
O Damage Reduction também se aplica ao Block, quando você bloqueia um ataque (precisa de escudo pra isso, kkk), você reduz o dano do ataque de aconrdo com a quantidade Block value que você tem.
Para aumentar seu Block Value (aumentar a redução de dano quando bloquear um ataque), você precisa aumentar seu Strength, quanto mais Strength você tiver, maior será seu block value, por isso Strengh é tão importante para os Tanks, pois além de aumentar seu Block Value, ele também aumenta seu Attack Power.
Avoidance
Diferente do Damage Reduction, o avoidance anula totalmente o dano que seria recebido pelo golpe do oponente. Os atributos utilizados para melhorar o seu avoidance são: Defense Rating, Parry Rating e Dodge Rating.
Cada vez que você apara (parry) ou desvia do ataque, você anula o dano totalmente. Para aumentarmos estes atributos, precisamos de items que dão bonus à Defense Rating, cujo o mesmo da bonus à Dodge, Parry e block.
Para aumentarmos nosso Defense Rating precisamos de items q dêem bonus à defense rating (óbvio). O cap para defense rating, onde não tomamos mais nenhum ataque crítico, é 540.
Podemos repara que um item que nos dê 80 Defense Rating, não nos dará exatamente 80 no Defense Skill, isto porque existe uma formula para calcular o Defense Skill em cima do Defense rating, conforme abaixo:
1 Defense Skill = 4.92 Defense Rating = 0,12% Avoidance(aumenta 0.12% em Parry, Dodge e Block) = 0.04% Crit Reduction
1 Defense Rating = 0.02% Avoidance (aumenta 0.02% em Parry, Dodge e Block)
690 Defense Rating = 140 Defense Skill = 16,93% Avoidance = 5,61% Crit Reduction (Chance de critico de um raid boss)
665 Defense Rating = 135 Defense Skill = 16,22% Avoidance = 5,41% Crit Chance (Chance de critico de um boss de heroica)
Também podemos equipar itens que dão bonus restritamente à Dodge Rating ou à Parry Rating, neste caso usamos as formulas abaixo:
1 Dodge Rating = 0.03% Dodge
1 Parry Rating = 0.02% Parry
Threat
Threat siginifica ameaça, cada Mob tem um nível de ameaça contra cada um dos membros da Party. O dever do tank é garantir a segurança da sua party, para isso é interessante sabermos como funciona a Threat in-game.
Quanto mais dano você der em um Mob, mais threat você gerará. Você deve mantar o seu threat o mais alto de todos os membros da sua party para manter o aggro no Mob.
"Mas sou um tank! Como vou gerar mais threat que um DPS sendo que dou muito menos dano que ele?"
Os tanks tem Skills com Threat modifier, que multiplicam a threat causada no mob. Sendo assim a Threat gerada é baseada em Dano do Golpe x Threat multiplier do skill. Por esse motivo você conseguirá gerar mais threat que um DPS.
"O Healer está aggrando os mobs, mas como?"
Quanto mais HP um healer cura, mais aggro ele gera com TODOS os adds à volta dele, por este motivo você deve gerar threat com todos os mobs para não ver seu healer sendo atacado.
Os Skills de warrior que dão mais threat são:
Revenge
Shield Slam
Concussion Blow
Heroic Strike
Devastate
Shield bash
Disarm
E lembre-se... quanto mais dano você causar, mais threat gerará!
Logo mais posto umas rotações boas para gerar threat em AoE e Single Target.