Guia Naxxramas - Arachnid Quarter (Spider Wing) Completo e em Português
Na Wrath of the Lich King, Naxxramas é a gigantesca estrutura flutuando sobre Dragonblight, disponível na versão 10-man e 25-man. Tem o formato de uma necrópolis e a honra, ainda que questionável, de servir de morada a um dos mais poderosos officers do Lich king, o dreaded lich Kel’Thuzad.
A versão original da instância foi considerada a mais difícil pré-Burning Crusade, e requeria 40 players bem equipados para completá-la. Agora, na Wrath of the Lich King, Naxxramas se mudou pra Northrend para ser a primeira raid level 80.
Blizzard postou a história de Naxx no seu proprio site, em um capítulo chamado Road to damnation.
Abaixo, segue um guia com as estratégias para os bosses de Naxxramas, divididos por quarter.
Estratégias
Arachnid Quarter (Spider Wing)
Anub’Rekhan
Anub’Rekhan é o primeiro boss dentro do Arachnid quarter (Spider Wing). É o preferido das guildas iniciantes em Naxx, já que ele é o mais acessível. Trata-se de um Crypt Lord (Undead) com 6,140,000 de Health.
A Luta:
Consiste em duas fases que se repetem.
Fase 1:
Anub’Rekhan dá knock back, então o MT tem que colocá-lo na posição correta contra o cantinho da parede (veja imagem)
Habilidades:
Impale: Ele usa essa habilidade a cada pouco em um player random. Quando ele dá impale, o player atingido - e quem estiver por perto - vai voar pelos ares. E quando cair, levar 50% da vida de dano na queda.
Enquanto isso, o off tank tem que prestar muita atenção, por que Anub sumona um add nessa fase. Esse add deve ser pego pelo Off tank e atacado pelos dps. Quando o add morre, spawnam 3 minimobs, chamados Corpse scarabs. Esses bichinhos devem morrer antes de chegarem no healer (algo tipo os parasites do Illidan).
Na imagem abaixo, a seta vermelha mostra impale atingindo players. Impale da hit de 4813 a 6187. Não tem como resistir, e a forma de minimizar isso é manter-se espalhado na linha de frente do Anub’Rekhan.
Caso um player seja atingido, ele e o(s) player(s) mais próximos irão voar. (por exemplo, impale atingiu a bolinha azul na imagem, porém, a bolinha amarela vai voar também) Neste momento, quem pode, usa levitate, slow fall e etc.
Quando voltar, continua o dps.
Fase 2
Nesta fase, o Main Tank precisa correr em volta da sala, de modo circular. Anub’Rekhan estará com 75% de sua velocidade normal.
Habilidades:
Locust Swarm: Habilidade usada a cada 70-120 segundos. Nesse ponto todos devem ir para o centro da sala. Essa habilidade vai dar Silence e dar MUITO dano nos players num raio de 30 yards. É um efeito constante, similar a uma aura que dura toda a fase.
Assim como na primeira fase, Anub’Rekhan sumona um outro add. O Off Tank de novo tem que ser rápido pra pegar o mob.
Como a figura mostra, é IMPERATIVO que o tank corra em voltas pelo ring de fora da sala e NÃO venha pra raid.
Quando Locus swarm expirar, ele volta pra fase 1.
Na imagem abaixo, a seta verde mostra o caminho que o tank tem que percorrer. A raid toda no meio.
Para ajudar o tank, hunters podem usar aspect of the pack e os death knights unholy aura, para aumentar a velocidade. Só precisa ter cuidado pra não correr rapido demais e o Anub’Rekhan partir pra cima da raid.
Nota:
Locust Swarm tem aproximadamente 90 segundos de cooldown e não é um silence normal. O player fica impedido de usar TODAS as habilidades, inclusive auto-attack. O que significa que o MT nao pode usar Shield Wall ou Last Stand pra se salvar. Items, porém podem e devem ser usados.
Healing:
Como Anub bate demais, o ideal são 2 healers no Main Tank e 1 healer no Off Tank e raid. Se tudo der certo e se espalharem pra mitigar o dano do Impale, a raid não leva muito dano.
Na hora do Impale, healers castem AOE pra subir a vida dos players atingidos rapidamente.
Na fase 2, healers também estarao no centro, então, HoT’s, PoM no MT e todos os spells possíveis. Sempre mantendo Max range pra evitar Locust Swarm. É possivel pegar range pra healar o MT e os melee dps sem ser atingido pelo silence.
Grand Widow Faerlina
Faerlina é o segundo boss dentro do Arachnid quarter (Spider Wing), é uma Humana com 6,090,000 HP.
Habilidades:
Ela possui 4 adds que precisam ser offtankados de um lado mais afastado ou kitá-los pela sala.
Frenzy: A cada 60-80 segundos Faerlina entrara em Frenzy. Ela vai bater MUITO forte no tank. Frenzy aumenta o physical damage em 150%, seu melee haste em 50% e o tamanho dela em 50%, o que causará a morte do MT em alguns segundos.
A única forma de dispelar o Frenzy é levar um dos adds dela para perto dela e matá-lo. No momento do ’sacrifício’ o frenzy é dispelado e previne que seja usado por 60 segundos.
Rain of Fire: Enquanto isso, a todo momento a sala leva rain of fire, então é importante não ficar parado e prestar atenção pra não morrer. Dá 2775 a 3225 Fire damage a cada 2 segundos. Rain of Fire dura 6 segundos e tem 8 yard radius.
Poison Bolt Volley: Além do frenzy e da Rain of fire, ela casta Poison Bolt Volley, que vai atingir os 5 players que estiverem mais perto dela a cada 15 segundos. Dando 2625 a 3375 Nature damage e mais um dot que causa 1480 a 1720 Nature damage a cada 2 segundos por 8 segundos. É dispelável. No momento do sacrificio do add, ela fica impedida de usar esta hailidade por 30 segundos.
A luta
Tank n’ spank mantendo sempre os adds (vivos!) longe dela. Eles são cruciais para remover o frenzy.
Se um deles morrer ‘por acidente’, então o tempo que a raid tem pra acabar a luta, diminui drasticamente. Já que a cada 1 minuto Faerlina entra em Frenzy. Pode dar dps neles, mas… de leve! Apenas o necessário pra mantê-los longe dela.
De qualquer forma, é importante marcar esses adds, para que sejam atribuidos responsáveis para kitar e pra identificar quem é que vai ser morto primeiro na hora do frenzy, para que ninguém ataque o mob errado.
Healers:
Um healer pro main tank, outro pra raid, e outro coringa, pra healar onde precisar.
Na hora do frenzy, o heal de raid pára imediatamente e todos os healers vão pro main tank.
Nessa hora, tank usa tudo – trinket, talents, skill, whatever até pegar o jeito da luta.
Em seguida, a raid leva 1 mob até o topo, e mata.
O enrage acontece quando o último add morre, por que sem add, não tem mais como dispelar o frenzy e o tank fatalmente morrerá segundos depois.
O ideal, para guilda iniciante, seria matar entre o terceiro e quarto add.
Maexxna
Maexxna é o terceiro e último boss da Spider Wing em Naxxramas. É uma Giant spider (Beast) com 6,830,00 de HP. A spider queen nos brinda com uma luta bastante ‘animada’ para todas as classes.
Habilidades
Web Wrap: Castado pela primeira vez aos 20 sec depois do engage. Logo em seguida, os próximos web wraps ocorrem a cada 40 secs. Esta habilidade arremessa o player longe e o encapsula numa teia de aranha que causa 2475-3025 nature damage a cada 2 sec. O casulo deve ser destruído por outros players para libertar a vítima.
Web Spray: Castado a cada 40 sec stunando a raid inteira e dando 1750-2250 damage. Este efeito dura 6 segundos.
Poison shock:: 3500-4500 dano num cone frontal.
Necrotic Poison: Reduz o heal recebido em 90% por 30 segundos. Deve ser dispelado imediatamente.
Necrotic Poison: Reduz o heal recebido em 90% por 30 segundos. Deve ser dispelado imediatamente.
Frenzy: Aumenta o dano em 100%, haste em 50%, e tamanho em 15%. Ocorre quando chegar a 30% de hp.
Maexxna Spiderlings: 8 aranhazinhas spawnam 30 segundos depois da luta começar e os spawns seguintes são a cada 40 segundos. Elas acabam servindo como alerta para o Web Spray, pois ele ocorrer aproximadamente 10 segundos depois do spawn das aranhas.
A luta
Como podem ver, Maexxna tem muitas habilidades. É muita coisa acontendo ao mesmo tempo.
O pull é feito pelo tank, que posiciona Maexxna no meio da sala, evitando que ela não fique de frente pra raid, para evitar Poison Shock na raid inteira. Quando ela estiver bem posicionada, o DPS pode começar.
Heal
Os healers terão bastante trabalho. Melhor listar cada estágio da luta, pra facilitar:
Tank Healing
O heal no tank é padrão. O responsável pelo dispel do Necrotic poison deve estar atento para dispelar o tank caso ele seja atingido.
Web Wrap:
A cada 40 segundos, uma nova vítima do web wrap precisará de heal. Geralmente só requer um heal rápido (flash of light, flash heal, etc).
Web Spray:
Sem dúvida é a parte mais dificil da luta. Durante o web spray, o healer obviamente não consegue castar, então é preciso fazer o póssivel para garantir que o tank está topado e pré dispelado do necrotic poison. Adicionalmente, é bom castar todo tipo de HoTs nele (Renew, Earth Shield, shield, etc.).
Spiderlings:
As spiderlings não dão muito dano, mas, levando em consideração o número de aranhinhas que vão estar espalhadas pela sala, uns heals serão necessários para subir a raid antes q acabe o web spray. Elas batem cerca de 2,000 em cloth e possuem ~14,000 HP.
Tank Timing
Mais um detalhe pra chamar a atenção. O frenzy aos 30% é brutal, então, a dica pode ser esperar até que o web spray acabe para poder descer a hp da Maexxna ate a fase frenzy. Assim que o frenzy começar, é hora de queimar DPS e matar.
Nota para os DPS's
Para os DPS é uma luta tranquila. A unica preocupação é a web wrap. Caso seja atingido, o player deve avisar, para que possa ser topado pelos healers e para que outro dps venha quebrar o casulo.
Geralmente é bom deixar 2 players responsáveis por quebrar o casulo. Esses players devem ser ranged dps, para que não demorem muito no ataque. Os casulos somente tem 6k de hp, morrem fácil.
Ou seja, DPS sempre no boss, fique fora do range do cone, e sempre matar rapido as aranhinhas assim que spawnarem.
*Créditos ao wowgirl - http://www.wowgirl.com.br/
Na Wrath of the Lich King, Naxxramas é a gigantesca estrutura flutuando sobre Dragonblight, disponível na versão 10-man e 25-man. Tem o formato de uma necrópolis e a honra, ainda que questionável, de servir de morada a um dos mais poderosos officers do Lich king, o dreaded lich Kel’Thuzad.
A versão original da instância foi considerada a mais difícil pré-Burning Crusade, e requeria 40 players bem equipados para completá-la. Agora, na Wrath of the Lich King, Naxxramas se mudou pra Northrend para ser a primeira raid level 80.
Blizzard postou a história de Naxx no seu proprio site, em um capítulo chamado Road to damnation.
Abaixo, segue um guia com as estratégias para os bosses de Naxxramas, divididos por quarter.
Estratégias
Arachnid Quarter (Spider Wing)
Anub’Rekhan
Anub’Rekhan é o primeiro boss dentro do Arachnid quarter (Spider Wing). É o preferido das guildas iniciantes em Naxx, já que ele é o mais acessível. Trata-se de um Crypt Lord (Undead) com 6,140,000 de Health.
A Luta:
Consiste em duas fases que se repetem.
Fase 1:
Anub’Rekhan dá knock back, então o MT tem que colocá-lo na posição correta contra o cantinho da parede (veja imagem)
Habilidades:
Impale: Ele usa essa habilidade a cada pouco em um player random. Quando ele dá impale, o player atingido - e quem estiver por perto - vai voar pelos ares. E quando cair, levar 50% da vida de dano na queda.
Enquanto isso, o off tank tem que prestar muita atenção, por que Anub sumona um add nessa fase. Esse add deve ser pego pelo Off tank e atacado pelos dps. Quando o add morre, spawnam 3 minimobs, chamados Corpse scarabs. Esses bichinhos devem morrer antes de chegarem no healer (algo tipo os parasites do Illidan).
Na imagem abaixo, a seta vermelha mostra impale atingindo players. Impale da hit de 4813 a 6187. Não tem como resistir, e a forma de minimizar isso é manter-se espalhado na linha de frente do Anub’Rekhan.
Caso um player seja atingido, ele e o(s) player(s) mais próximos irão voar. (por exemplo, impale atingiu a bolinha azul na imagem, porém, a bolinha amarela vai voar também) Neste momento, quem pode, usa levitate, slow fall e etc.
Quando voltar, continua o dps.
Fase 2
Nesta fase, o Main Tank precisa correr em volta da sala, de modo circular. Anub’Rekhan estará com 75% de sua velocidade normal.
Habilidades:
Locust Swarm: Habilidade usada a cada 70-120 segundos. Nesse ponto todos devem ir para o centro da sala. Essa habilidade vai dar Silence e dar MUITO dano nos players num raio de 30 yards. É um efeito constante, similar a uma aura que dura toda a fase.
Assim como na primeira fase, Anub’Rekhan sumona um outro add. O Off Tank de novo tem que ser rápido pra pegar o mob.
Como a figura mostra, é IMPERATIVO que o tank corra em voltas pelo ring de fora da sala e NÃO venha pra raid.
Quando Locus swarm expirar, ele volta pra fase 1.
Na imagem abaixo, a seta verde mostra o caminho que o tank tem que percorrer. A raid toda no meio.
Para ajudar o tank, hunters podem usar aspect of the pack e os death knights unholy aura, para aumentar a velocidade. Só precisa ter cuidado pra não correr rapido demais e o Anub’Rekhan partir pra cima da raid.
Nota:
Locust Swarm tem aproximadamente 90 segundos de cooldown e não é um silence normal. O player fica impedido de usar TODAS as habilidades, inclusive auto-attack. O que significa que o MT nao pode usar Shield Wall ou Last Stand pra se salvar. Items, porém podem e devem ser usados.
Healing:
Como Anub bate demais, o ideal são 2 healers no Main Tank e 1 healer no Off Tank e raid. Se tudo der certo e se espalharem pra mitigar o dano do Impale, a raid não leva muito dano.
Na hora do Impale, healers castem AOE pra subir a vida dos players atingidos rapidamente.
Na fase 2, healers também estarao no centro, então, HoT’s, PoM no MT e todos os spells possíveis. Sempre mantendo Max range pra evitar Locust Swarm. É possivel pegar range pra healar o MT e os melee dps sem ser atingido pelo silence.
Grand Widow Faerlina
Faerlina é o segundo boss dentro do Arachnid quarter (Spider Wing), é uma Humana com 6,090,000 HP.
Habilidades:
Ela possui 4 adds que precisam ser offtankados de um lado mais afastado ou kitá-los pela sala.
Frenzy: A cada 60-80 segundos Faerlina entrara em Frenzy. Ela vai bater MUITO forte no tank. Frenzy aumenta o physical damage em 150%, seu melee haste em 50% e o tamanho dela em 50%, o que causará a morte do MT em alguns segundos.
A única forma de dispelar o Frenzy é levar um dos adds dela para perto dela e matá-lo. No momento do ’sacrifício’ o frenzy é dispelado e previne que seja usado por 60 segundos.
Rain of Fire: Enquanto isso, a todo momento a sala leva rain of fire, então é importante não ficar parado e prestar atenção pra não morrer. Dá 2775 a 3225 Fire damage a cada 2 segundos. Rain of Fire dura 6 segundos e tem 8 yard radius.
Poison Bolt Volley: Além do frenzy e da Rain of fire, ela casta Poison Bolt Volley, que vai atingir os 5 players que estiverem mais perto dela a cada 15 segundos. Dando 2625 a 3375 Nature damage e mais um dot que causa 1480 a 1720 Nature damage a cada 2 segundos por 8 segundos. É dispelável. No momento do sacrificio do add, ela fica impedida de usar esta hailidade por 30 segundos.
A luta
Tank n’ spank mantendo sempre os adds (vivos!) longe dela. Eles são cruciais para remover o frenzy.
Se um deles morrer ‘por acidente’, então o tempo que a raid tem pra acabar a luta, diminui drasticamente. Já que a cada 1 minuto Faerlina entra em Frenzy. Pode dar dps neles, mas… de leve! Apenas o necessário pra mantê-los longe dela.
De qualquer forma, é importante marcar esses adds, para que sejam atribuidos responsáveis para kitar e pra identificar quem é que vai ser morto primeiro na hora do frenzy, para que ninguém ataque o mob errado.
Healers:
Um healer pro main tank, outro pra raid, e outro coringa, pra healar onde precisar.
Na hora do frenzy, o heal de raid pára imediatamente e todos os healers vão pro main tank.
Nessa hora, tank usa tudo – trinket, talents, skill, whatever até pegar o jeito da luta.
Em seguida, a raid leva 1 mob até o topo, e mata.
O enrage acontece quando o último add morre, por que sem add, não tem mais como dispelar o frenzy e o tank fatalmente morrerá segundos depois.
O ideal, para guilda iniciante, seria matar entre o terceiro e quarto add.
Maexxna
Maexxna é o terceiro e último boss da Spider Wing em Naxxramas. É uma Giant spider (Beast) com 6,830,00 de HP. A spider queen nos brinda com uma luta bastante ‘animada’ para todas as classes.
Habilidades
Web Wrap: Castado pela primeira vez aos 20 sec depois do engage. Logo em seguida, os próximos web wraps ocorrem a cada 40 secs. Esta habilidade arremessa o player longe e o encapsula numa teia de aranha que causa 2475-3025 nature damage a cada 2 sec. O casulo deve ser destruído por outros players para libertar a vítima.
Web Spray: Castado a cada 40 sec stunando a raid inteira e dando 1750-2250 damage. Este efeito dura 6 segundos.
Poison shock:: 3500-4500 dano num cone frontal.
Necrotic Poison: Reduz o heal recebido em 90% por 30 segundos. Deve ser dispelado imediatamente.
Necrotic Poison: Reduz o heal recebido em 90% por 30 segundos. Deve ser dispelado imediatamente.
Frenzy: Aumenta o dano em 100%, haste em 50%, e tamanho em 15%. Ocorre quando chegar a 30% de hp.
Maexxna Spiderlings: 8 aranhazinhas spawnam 30 segundos depois da luta começar e os spawns seguintes são a cada 40 segundos. Elas acabam servindo como alerta para o Web Spray, pois ele ocorrer aproximadamente 10 segundos depois do spawn das aranhas.
A luta
Como podem ver, Maexxna tem muitas habilidades. É muita coisa acontendo ao mesmo tempo.
O pull é feito pelo tank, que posiciona Maexxna no meio da sala, evitando que ela não fique de frente pra raid, para evitar Poison Shock na raid inteira. Quando ela estiver bem posicionada, o DPS pode começar.
Heal
Os healers terão bastante trabalho. Melhor listar cada estágio da luta, pra facilitar:
Tank Healing
O heal no tank é padrão. O responsável pelo dispel do Necrotic poison deve estar atento para dispelar o tank caso ele seja atingido.
Web Wrap:
A cada 40 segundos, uma nova vítima do web wrap precisará de heal. Geralmente só requer um heal rápido (flash of light, flash heal, etc).
Web Spray:
Sem dúvida é a parte mais dificil da luta. Durante o web spray, o healer obviamente não consegue castar, então é preciso fazer o póssivel para garantir que o tank está topado e pré dispelado do necrotic poison. Adicionalmente, é bom castar todo tipo de HoTs nele (Renew, Earth Shield, shield, etc.).
Spiderlings:
As spiderlings não dão muito dano, mas, levando em consideração o número de aranhinhas que vão estar espalhadas pela sala, uns heals serão necessários para subir a raid antes q acabe o web spray. Elas batem cerca de 2,000 em cloth e possuem ~14,000 HP.
Tank Timing
Mais um detalhe pra chamar a atenção. O frenzy aos 30% é brutal, então, a dica pode ser esperar até que o web spray acabe para poder descer a hp da Maexxna ate a fase frenzy. Assim que o frenzy começar, é hora de queimar DPS e matar.
Nota para os DPS's
Para os DPS é uma luta tranquila. A unica preocupação é a web wrap. Caso seja atingido, o player deve avisar, para que possa ser topado pelos healers e para que outro dps venha quebrar o casulo.
Geralmente é bom deixar 2 players responsáveis por quebrar o casulo. Esses players devem ser ranged dps, para que não demorem muito no ataque. Os casulos somente tem 6k de hp, morrem fácil.
Ou seja, DPS sempre no boss, fique fora do range do cone, e sempre matar rapido as aranhinhas assim que spawnarem.
*Créditos ao wowgirl - http://www.wowgirl.com.br/